ESPN W
espnW

Integrante da família Kennedy foi a idealizadora dos Jogos Olímpicos Especiais

Integrante da família Kennedy foi a idealizadora dos Jogos Olímpicos Especiais

Getty Images

Eunice Kennedy Shriver poderia ter entrado para a história como integrante do clã Kennedy, do qual saíram o ex-presidente dos EUA John e os senadores Robert e Ted. Apesar de todo envolvimento político de sua família, Eunice ficou eternizada por ser a idealizadora dos Jogos Olímpicos Especiais, destinados a portadores de deficiência intelectual, cuja 11ª edição de inverno acontece a partir desta terça-feira nas cidades de Graz e Schladming, na Áustria.

eunice e rose kennedy

Rosemary (à esquerda) inspirou  Eunice Kennedy a criar os Jogos Olímpicos Especiais (Getty Images)

A inspiração veio de sua irmã mais velha, Rosemary. Nascida em um parto complicado, ela teve problemas cerebrais que a acompanharam durante toda a vida, chegando até a passar por uma lobotomia aos 23 anos. Mesmo assim, era companhia constante de Eunice, três anos mais nova, em diversas atividades esportivas durante a infância.

Após a cirurgia cerebral, Rosemary passou o resto da vida em instituições para pessoas excepcionais, enquanto Eunice se formou em sociologia na Universidade de Stanford. Atleta na faculdade, Eunice começou a ver no esporte uma poderosa forma de integrar pessoas com problemas como os de sua irmã à sociedade.

Em junho de 1962, prestes a completar 41 anos, Eunice começou a colocar suas ideias em prática: convidou várias crianças e adolescentes portadores de deficiência intelectual para um acampamento de verão no quintal de sua casa, no subúrbio de Washington. O objetivo era mostrar que as habilidades podiam ser desenvolvidas através de várias atividades físicas e todos tinha a chance de ser grandes atletas.

eunice kennedy

Iniciativa pessoal de Eunice Kennedy não demorou a render frutos (Getty Images)

O “Shriver Camp”, como ficou conhecido, foi um sucesso e logo ganhou novos espaços para ser realizado. Os verões se sucediam, o número de participantes só aumentava, e a ideia de tornar aquilo um evento internacional era só uma questão de tempo. Pouco tempo, até. Em julho de 1968, apenas seis anos depois do primeiro “Shriver Camp”, Chicago sediou os primeiros Jogos Olímpicos Especiais de Verão. Em 1977, foi a vez dos esportes de inverno serem integrados ao programa.

NAGANO, JAPAN - FEBRUARY 26: Crown Prince Naruhito(R) and Eunice Kennedy Shriver, founder of Special Olympics(L) attend the opening celemony of the Special Olympics on February 26, 2005 in Nagano, Japan. Japanese Crown Prince Naruhito is in Nagano on a two day visit to attend the Special Olympics that opens on February 26 and ends on March 5.. Originally his wife Crown Princess Masako was planning to attend this, but due to her sickness, trip out side Tokyo on her duty was cancelled. (Photo by Junko Kimura/Getty Images)

Eunice Kennedy Shriver na abertura dos Jogos Olímpicos Especiais de Inverno de 2005, em Nagano, no Japão (Getty Images)

Eunice teve a oportunidade de ver sua iniciativa ganhar corpo e romper as fronteiras dos EUA: em 1993, Salzburgo e Schladming, na Áustria, receberam os Jogos Olímpicos especiais de inverno, e dez anos depois, Dublin recebeu a primeira edição do evento de verão fora do território norte-americano. Falecida em 2009, Eunice Kennedy Shriver plantou a semente de um movimento que hoje atende mais de quatro milhões de portadores de deficiência intelectual em todo o mundo.

Siga EspnW nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram