ESPN W
espnW

Reforço do Barcelona marca, e Holanda é campeã da Euro feminina pela primeira vez

Reforço do Barcelona marca, e Holanda é campeã da Euro feminina pela primeira vez

ESPN.com.br com agência EFE

Pela primeira vez em uma decisão da Eurocopa, a seleção holandesa venceu a Dinarmarca por 4 a 2, neste domingo, e foi campeã da competição. A partida aconteceu no estádio De Grolsch Veste, na cidade de Enschede.

Com gol de Nadim, as dinamarquesas saíram à frente no placar. O tento veio a partir de uma cobrança de pênalti logo aos seis minutos de bola Ronaldo. Antes do invervalo, as donas da casa viraram, com Miededa e Mertens, mas logo o time adversário deixou tudo igual.

Muito disputada, a decisão foi resolvida pela ‘Oranje’ apenas na segunda etapa, com mais um gol da capitã Spitse e, logo depois, Miedema marcou mais um e garantiu o título ao balançar a rede aos 43 minutos da etapa final. A jogadora também conquistou a vice artilharia do torneio.

O primeiro troféu continental da Holanda encerra uma hegemonia alemã de 22 anos, vindo de seis conquistas seguidas. Dessa vez, porém, as atuais campeãs olímpicas, Alemanha e Suécia, caíram nas quartas de final justamente diante da Dinamarca.

Além disso, a holandesa Lieke Martens foi eleita a melhor jogadora do campeonato. No último mês, ela protagonizou a primeira transferência em dinheiro feita pelo Barcelona. O clube catalão precisou desembolsar um valor de 45 mil euros (R$ 165 mil) para contratar a atleta.

Ela vinha do time sueco Rosengard, onde jogou ao lado da atacante brasileira Marte. Com 24 anos, ela também já representou a seleção na Copa do Mundo e nas eliminatórias da Euro, da qual agora é campeã.