ESPN W
espnW

Saiba quem são as duas russas que estão liberadas para competir como ‘independentes’ no Atletismo dos Jogos do Rio de Janeiro

Saiba quem são as duas russas que estão liberadas para competir como ‘independentes’ no Atletismo dos Jogos do Rio de Janeiro

Darya Klishina está liberada para competir no Salto em Distância dos Jogos Rio-2016 (Getty Images)

O esquema de doping controlado pelo próprio Estado levaram o Atletismo da Rússia a ser banido dos Jogos Olímpicos Rio-2016. Duas atletas do país, no entanto, poderão participar como independentes, sob a bandeira do Comitê Olímpico Internacional (COI). Saiba quem são e porque elas foram liberadas.

Darya Klishina

Fenômeno das competições Junior, a saltadora em distância é dona da melhor marca em torneios desta categoria nos últimos 33 anos. Como Sênior, conquistou medalhas de ouro no Campeonato Europeu Indoor (2011 e 2013) e na Universíade (2013). Mais recentemente, levou o bronze no Europeu de Atletismo. Como mora nos Estados Unidos e  frequentemente se submete a testes antidoping no país, foi considerada “limpa” para competir no Rio-2016. Em contrapartida, foi comparada aos russos que colaboraram com os nazistas na II Guerra Mundial pelo jornalista russo Dmitry Smirnov.

Yuliya Stepanova foi liberada mas pode ficar de fora por lesão (Getty Images)

Yuliya Stepanova foi liberada mas pode ficar de fora por lesão (Getty Images)

Yuliya Stepanova

Responsável, junto com o marido, por denunciar o esquema sistematizado de doping e falsificação de exames a um documentário para a TV da Alemanha, ela própria foi suspensa por dois anos em 2013 após ser pega no doping e teve todos os seus resultados desde 2011 anulados. Por sua “excepcional contribuição para a luta contra o doping no esporte” e os “grandes riscos pessoais” que encarou, a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) a liberou para competir nos 800 metros como atleta independente, tal como fez no Campeonato Europeu em Amsterdã no início de julho. No entanto, nessa competição, ela sofreu uma lesão que pode acabar com suas esperanças de ir ao Rio.